As vantagens da fibra de vidro

28 de outubro de 2019

As vantagens da fibra de vidro

Inventada em 1938, pelo engenheiro químico Russel Games Slayter, conhecido também como o pai do fiberglass, Slayter foi nomeado vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da recém-formada Owens-Corning Fiberglass Corporation em 1938 e posição até a aposentadoria, realizada em dezembro de 1963.

A descoberta foi incrível para a industria: Um material inovador, com segurança, economia e qualidade.

A fibra de vidro é um composto de finos filamentos de vidro, com alguma resina, normalmente poliéster, o polímero produzido gera uma fibra leve, altamente resistente, com excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade

Um dos principais atrativos que a fibra de vidro apresenta está no fator econômico. A baixa degradabilidade apresentada em decorrência da sua resistência a ambientes alcalinos e salinos ou radiação ultravioleta, faz da fibra um material que oferece maior longevidade, reduzindo os gastos com manutenção. Além disso, citamos abaixo outras vantagens:

Leveza: até 60% mais leve que o aço e com propriedades termo-mecânicas semelhantes

Força mecânica: Filamento de vidro tem uma resistência específica mais alta (resistência à tensão/massa volumétrica) do que a do aço. Esta característica é o ponto de partida para o desenvolvimento de fibra de vidro para produzir compostos de alto desempenho.

Higiene: Não é poroso e não é tóxico.

Resistência à corrosão: a performance é duradoura, mesmo em ambientes extremamente agressivos. 

Baixa condutividade térmica / isolamento térmico: a fibra de vidro torna possível eliminar passagens térmicas possibilitando economia de calor.

Isolamento elétrico: Suas propriedades como um isolador elétrico excelente, até mesmo a espessuras pequenas, combinadas com sua força mecânica e comportamento a temperaturas diferentes, formou a base das primeiras aplicações para o filamento de vidro.

Incombustível: Como um material mineral, fibra de vidro é naturalmente incombustível. Nem propaga nem mantêm uma chama. Quando exposta ao calor, não emite fumaça nem produtos tóxicos. O que traz segurança e anulando os riscos de incêndios por qualquer motivo.

Estabilidade Dimensional: Filamento de vidro é insensível a variações em temperatura e higrometria e tem um baixo coeficiente de expansão linear.

Transparência eletromagnética: a fibra de vidro é transparente para ondas de rádio, micro-ondas e outras frequências eletromagnéticas. Perfis em fibra de vidro são utilizados regularmente em instalações que contém antenas e aeroportos.
28 de outubro de 2019
Conheça a CALHA H (H Flume) Os pesquisadores do Serviço de Conservação do Solo SCS dos Estados Unidos no ano de 1935 iniciaram uma investigação para o desenvolvimento de uma classe de canais adequados para a medição dos fluxos agrícolas. O H Flume , assim chamado porque era o oitavo de uma série de canais investigados, combinava a sensibilidade ao fluxo de um estrangulador de ângulo estreito V com piso plano e propriedades de autolimpeza de um canal. O projeto H flume permite uma maior variedade de fluxos do que qualquer outro tipo de canal - proporcionando baixa sensibilidade ao fluxo, bem como a capacidade de medir altas taxas de fluxo. Aplicações como monitoramento de escoamento de borda de campo que têm baixos fluxos médios e fluxos de chuva muito maiores são candidatos ideais para canais H. Embora originalmente desenvolvido para o monitoramento do escoamento agrícola, a versatilidade do canal H tem visto isso em várias aplicações diferentes: - Monitoramento de borda de campo - Monitoramento da bacia hidrográfica - Monitoramento de descarga industrial - Plantas de tratamento de esgoto (fluxos selecionados / tratados) O piso plano dos canais H significa que ele passa sedimentos e detritos menores com bastante facilidade. No entanto, geralmente não são recomendados canais menores HS / H para uso em fluxos que contenham sólidos sanitários ou detritos maiores, pois estes podem se alojar na descarga estreita do canal.